
Recebi hoje um e-mail muito tosco. O texto (sem indicação de autoria, obviamente...) criticava o fato, NOTICIADO EM JULHO DO ANO PASSADO pela jornalista Anna Ramalho, de a ministra Dilma Rousseff ter sido fotografada usando uma bolsa Kelly, “grife Hermès, criada em homenagem à princesa Grace, e objeto de consumo das milionárias mundo afora”, classificando o fato como revoltante.
Tudo porque a referida bolsa custa cerca de R$ 14.000,00.
Olha, eu pessoalmente não gosto da Dilma Rousseff e tenho ojeriza ao PT. Meu voto não vai para ela nem se me indicassem para o STF. A Dilma pode ser ex assaltante de banco, ex terrorista, ex guerrilheira, uma arrogante mala sem alça, etc.,etc., etc. Mas, que eu saiba, ela nunca veio a público fazer voto de pobreza.
No e-mail, o “autor” ressalta que “para comprar a bolsinha que ela usa, o trabalhador brasileiro tem que trabalhar dois anos, sem comer, sem morar, investindo tudo na bolsinha da ministra boazinha do PAC, numa farsa de quem quer parecer popular”. E afirma que o Brasil é um circo onde somos os palhaços (do que eu não discordo totalmente, mas em um outro contexto).
Contudo, na minha modesta opinião, para ser político você não precisa ser miserável como o povo, aliás, nem deve. Na verdade, isso me lembrou de um outro e-mail que também recebi hoje (mas que também é velho), no qual uma das críticas era ao fato de o Lula usar terno Armani. Mesmo problema.
É curioso ver que as pessoas se revoltam porque o Lula veste um terno Armani e a Dilma usa uma bolsa Kelly, mas delira e orgulha-se dos muitos jogadores de futebol, antes favelados e analfabetos, que ostentam luxo até não poder mais, com Porches, Ferraris, mansões suntuosas, correntes de ouro e festas extraordinariamente caras. O mesmo ocorre com artistas de televisão. O Lula não veio do povo como os jogadores de futebol? Porque ele, que é o chefe do executivo, que representa o Brasil internacionalmente, não pode se vestir da melhor maneira possível e um cara que só joga bola ou aparece na televisão pode? Queriam um presidente que, além de possuir baixa escolaridade e ser uma fonte inesgotável de “pérolas”, se apresentasse com o “cofre” aparecendo, fedendo sovaco e cheio de graxa?
E o que a vida PESSOAL da Dilma tem a ver com o trabalho dela? Se ela estivesse desviando dinheiro público para fazer frente às suas despesas com luxo, o problema era nosso. Mas enquanto ninguém PROVAR que ela faz isso, afirmar que “ela virou foi uma aproveitadora do dinheiro público para uso de luxos ‘burgueses’” é uma leviandade.
O povo é miserável? É. Não tem educação, saneamento, comida, saúde? Não. Isso via de regra. Mas o que o povo não tem mesmo é orgulho próprio, gosta de viver de assistencialismo (que em certa medida é necessário, mas não panacéia para todos os males). E o que tem é a língua grande, mas nenhuma atitude.
Não se pode confundir o exercício de cargo político com o dever de aparentar simplicidade. Acabei de perceber o quanto meu argumento anterior está equivocado! Me corrigindo agora, intuitivamente penso que quem se incomoda com o terno Armani do Lula e a bolsa Kelly da Dilma SÃO JUSTAMENTE AS PESSOAS QUE SABEM O QUE É UM TERNO ARMANI E UMA BOLSA KELLY. Não é o “povão” que se indigna com isso, somos nós, A CLASSE MÉDIA. Só que devemos focar nossa indignação no que realmente é relevante e não sermos hipócritas, porque muitos de nós também paga os olhos da cara (muitas vezes com muito sacrifício) em carros, canetas E TAMBÉM TERNOS E BOLSAS! E quando fazemos isso, não pensamos o quanto isso equivale em termos de renda das classes mais baixas, apenas curtimos nossa nova aquisição!
Por que nós podemos e o Lula e a Dilma não podem???
Assim, não é preciso ganhar milhões para ter uma bolsa de R$14.000,00. É só querer e ter força de vontade. Nós, da classe média, não fazemos isso sempre, nos esforçamos para comprar aquilo que desejamos? Também não vemos todos os anos milhares de favelados e pobres de toda sorte juntando dinheiro para pagar suas caras fantasias e abadás de carnaval? Para mim isso tudo e a bolsa da Dilma, são a mesma coisa.
Enfim, a bolsa é mesmo cara pra c... Mas o que é de gosto, regala a vida. Se ela pode e quis pagar essa fortuna numa bolsa (muito sem graça, diga-se de passagem), O PROBLEMA É DELA. Se o Lula usa terno Armani, QUE BOM PARA ELE E PARA NÓS, que não somos constrangidos por um presidente mal vestido.
Penso que devemos, em relação ao Brasil, nos preocuparmos com o DESEMPENHO dos nossos representantes e não com sua vida privada ou preferências pessoais.